quarta-feira, 27 de outubro de 2010



Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QicTtnoX_x8&feature=related.
Acesso em 27/10/2010.

Após assistir o video matemática didática, comente qual jogo você sabe jogar, e comente a importância de ser usado um determinado jogo em uma prática em sala de aula.

21 comentários:

Nilton - Toledo disse...

Olá Mano!
Ótima indicação de vídeo, realmente a matemática para ser divertida precisa de contextualização, de saber a importância e o porquê de estudar determinado conteúdo.
Sugiro outros jogos, veja o seguinte site:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=matem%E1tica

Teacher Valdir disse...

Achei muito interessante o vídeo, bem dinâmico e colorido. Também reflete o "temor" que os alunos têm da matermática. Gosto de jogar damas, ludo, trilha, dados... mas acho que o sudoku é uma das melhores atividades lúdicas para aprender matemática.

Prof. João Junior de Sá disse...

Eu sei jogar xadrez, e tambem ministro aulas de xadrez nas minhas aulas. sei da importância do jogo para os alunos. o xadrez auxilia em muitas disciplinas como: matemática, artes, história, educação fisica e sociologia.
Muito boa a atividade.

Unknown disse...

boa professor com esse video voçê provo que para aprender a matematica os alunos não preçisam só ficar naquelas aulas exaustivas sem fim para aprender a matematica. Eu gosto de dados xadres são muito bons para o raciocinio, muito boa sua técnica para repassar isso para nós falo professor té nas aulas

Anônimo disse...

Oi professor!
Gostei muito do video, eu tambem acho dificil a matemática mas tentando a gente aprende. Eu sei jogar xadrez damas, ludo, sudoku, e etc. Eu acho legal essa tecnica de esinar com jogos pois os alunos tem mais interresse em aprender.
Kátia Kliemann.

Prof. Sadi Nunes disse...

Sei jogar damas... O uso de jogos é impoortante para apredizagem.

Daniele disse...

- oooi professor :D
adoorei o viideo, muito legal .
eu sei joogar sudoku, ludo e damas,
esses jogos servem para mostrar o lado divertido da matemática, não apenas aquelas contas enormes e explicações. como diz o video : "O arrepio de muitos alunos", pode mudar se a matéria for explicada de um jeito simples ainda mais com jogos, por exemplo : o jogo qe o prof° faaz na sala, dos grupos . estimula o raciocinio rápido, companheirismo e acima de tudo, distrai a todos os alunos e muda a rotina da sala de aula.
- Daniele Bordignon Hartmann

Nilton - Toledo disse...

Gosto de jogar damas, trilha, pocker, canastra, truco, dominó, ...

Unknown disse...

não se joga so sudoku mas os outros sim adoro mas adorei o video!!!! Alexsander Gabriel Sosmaier

Anônimo disse...

e ai professorr
mano gostei do video
blz valeww
faloww

~ Andressa disse...

Oii professor ;D
gosteei muito do video, dentre os jogos o meeu preferiido éé sudoku, mas também gostoo dos outros.
sobree o viideo achoo a mesma coiisa qee a Daniele ;)

~ Andressa Regina Horn

Sheila disse...

Oi Jairton! Gostei do vídeo. É atrativo e envolvente pois consegue mostrar um outro "perfil" da disciplina Matemática. Costumo utilizar jogos (tabuleiros, xadrez, sudoku, círculo mágico, numerox, cruzadox, ...) em minhas aulas para desenvolver o raciocínio dos alunos principalmente no quesito estratégias.

Assunta disse...

O jogo que entendo precáriamente é o xadrez. Sua importancia para a matemática é indiscutível pela sua habilidade de jogar frente o adversário e a necessidade de concentração para diblar o companheiro. A matemática por ser uma ciência exata, quanto mais concentração mais resultados positivos serão encontrados

Prof Marinalva disse...

Sei da importância dos jogos para aprendizagem em matemática e em outras disciplinas também. Sei jogar trilha.

Angela disse...

Olá Professor Jairton!
Adoorei o video!
Sendo que eu tenho facilidade em aprender coisas na matemática,mais o pior pesadelo do aluno é aquelas continhas de meio quadro...
Como a Daniele disse a melhor coisa que você faz é aquele jogo que você faz em grupo ele é muito bom, pois tem um tempo limitado para responder as perguntas o que faz os alunos a uzar o raciocineo rápido! ;DD

- Angela Maira Karling

Prof.Cleunice D. Morais Ribeiro disse...

Olá prof. Jairton, parabéns, você foi muito feliz na escolha do seu vídeo. Nunca tive muita dificuldade com a matemática, mas é diferente com os meus filhos e muitos dos meus alunos. Penso que o lúdico na aprendizagem é muito importante em qualquer disciplina e principalmente na matemática, uma vez que pode espantar os medos e terrores.
Como o Nilton, gosto muito de jogar dama, sodoku, trilha, resta, truco, cacheta, vinte e um, pocker, canastra, dominó, ...

Prof. Adriana R. P. Rech disse...

Olá Jairton!
Parabéns pelo trabalho, o blog está ficando bom.
O vídeo aborda uma temática presente entre os alunos ¨o medo da matemática¨ de forma divertida. A proposta da atividade é adequada ao vídeo e permite conhecer um pouco os alunos.
Sei jogar, torre de hanoi, dama, sodoku, trilha, resta um, truco, canastra, dominó, general, númerox, círculo mágico, ...
Usar jogos de raciocínio em sala de aulas é importante pois permite explorar diferentes habilidades, estratégias, táticas, raciocínio e interação entre os jogadores.
Vale observar que o vídeo foi produzido por alunos com orientação da professora (créditos no final do vídeo).

Dicas:
- É possível analisar outros vídeos na mesma temática, que ao incorporar do youtube são vinculados automaticamente - ao concluir o vídeo aparecem outros no rodapé da caixa (neste caso 14).
- Veja na caixa do vídeo (lado direito) que aparece o Incorporar e a URL - se alguém quiser adicionar...
Valeu!

Profª Lazara disse...

Oi, Jairton. Seu vídeo é muito legal, gosto muito de jogos, em especial os de tabuleiros e dados. Os jogos tem importância relevante na questão do relacionamento interpessoal dos alunos, sem contar que desenvolve o raciocínio lógico através das estratégias utilizadas pelos mesmos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi prof!
gostei do video!bom apesar que nao tenho tanta dificuldade na matemática, bom prefiro jogar xadrez,damas,sudoku,bom e é como a dani disse sobre seu jogo dos grupos ele é muito bom, e faz os alunos uzar o raciocineo rápido!
Jéssica Mariane ;D

Miguel de santana disse...

Esse professor é o cara, mesmo com essa dificuldade toda em matematica que eu tenho, o cara é paciente, e ensina bem pra kct
ahuhuahuauha
valeu professor, Obrigado pela força